Quais são os textos epistolares?
-Cartas (Pessoais, carta aberta, carta do leitor, cartas oficiais)
-Bilhetes;
-Cartões postais;
-Telegramas;
-E-mails;
-Convites
-Bilhetes;
-Cartões postais;
-Telegramas;
-E-mails;
-Convites
Por que propor atividades de leitura e produção de textos epistolares na sala de aula?
Ao propor atividades de leitura e produção de textos epistolares, devemos estimular, o ato comunicativo, a expressão de idéias, a confrontações de opiniões diferentes para interlocutores reais em contextos significativos.
Cartas Pessoais
Normalmente seguem uma estrutura padrão:
-Cabeçalho;
-Data e nome do destinatário;
-Desenvolvimento do tema a ser tratado;
-Despedida;
-Assinatura;
-Pode ter o P.S (Post Scriptum);
-A linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias;
-No geral são endereçadas a parentes e amigos, por isso utiliza-se uma linguagem mais coloquial;
Exemplo:
São Paulo, 30 de abril de 2004
Querida Maria Lúcia,
Eu e Cristina ficamos encantados com sua hospitalidade e queríamos agradecer pelos dias maravilhosos que passamos no Rio de Janeiro.
Sem dúvida, essa cidade ficou ainda mais bonita depois de desfrutá-la em sua companhia. Esperamos você em nossa casa de campo em Ibiúna para retribuir sua gentileza.
Em breve enviaremos as fotos. Mande notícias.
Um grande abraço,
Luiz Felipe
Cartas oficiais
-São as cartas de reclamação, solicitação de emprego, memorando, petições etc;
-Utiliza-se uma linguagem mais formal;
-Cartões, convites, telegramas e bilhetes são formas epistolares em que a mensagem se apresenta de forma concisa, mais breve,com características específicas a cada um desses textos.
Carta do leitor
É um texto que circula no contexto jornalístico.
É um gênero textual, em que o autor da carta expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assuntos publicados em revistas, jornais, ou sobre o tratamento dado a esses assuntos. Além disso, o leitor, através da carta, pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado.
Carta ao leitor
Carta ao leitor é alguma informação ou explicação que o editor deseja dar ao leitor
No caso da correspondência no espaço da sala de aula, seu uso traduz uma realidade complexa e deveria visar a uma eficácia social. A prática epistolar deve ser compreendida como uma prática de escrita vivenciada com interlocutores reais que atende a necessidades oriundas de diferentes realidades sociofamiliares dos alunos.
Espera-se que tais atividades revelem os aspectos múltiplos da utilização desse gênero na diversidade de eventos de letramento a qual estamos expostos em nosso cotidiano pessoal e profissional, enriquecendo assim a prática de leitura e produção de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário