Diretoria de Educação do Município de Cajamar
I OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: “Estudando os gêneros do discurso”
03/09/2008
Quem sabe quem os lerá?
Quem sabe a que mãos irão?
(Alberto Caeiro. O guardador de rebanhos)
OBJETIVOS:
Estudar os gêneros da narrativa: fábulas, mitos e lendas, contos de fadas e causos;
Discutir e registrar o contexto de produção de narração.
FOCO:
Gêneros da narrativa
1° momento:
Diário de bordo:_______________________________
2º momento:
Apresentação do grupo e formadoras;
Apresentação da proposta de trabalho.
3º momento:
Desafio : Como estão seus conhecimentos sobre gêneros textuais?
Socialização
4° momento:
Levantamento dos conhecimentos prévios do grupo sobre a narrativa;
( Em grupos discutir e registrar o contexto de produção: Quem escreve, para quem escreve, por que escreve, onde circula o texto normalmente, o que não pode faltar?);
Socialização dos grupos;
Apresentação dos slides.
5º momento:
Análise de alguns textos ( em grupos analisar alguns textos e justificar de que gêneros fazem parte);
Socialização;
Em grupos : preencher o quadro: Estrutura da narrativa;
Socialização
CAFÉ
6º momento
Apresentação de slides ( contos de fadas,fábulas , mitos e lendas e causos)
7º momento
Tarefa: Ler os textos para o próximo encontro: “ Além da moral ( Jornal Letra A- Junho de 2008) e “Reescrita: um caminho para a produção autônoma de textos – Revista Avisa- lá – julho de 2008)
8º momento
Avaliação
Estudar os gêneros da narrativa: fábulas, mitos e lendas, contos de fadas e causos;
Discutir e registrar o contexto de produção de narração.
FOCO:
Gêneros da narrativa
1° momento:
Diário de bordo:_______________________________
2º momento:
Apresentação do grupo e formadoras;
Apresentação da proposta de trabalho.
3º momento:
Desafio : Como estão seus conhecimentos sobre gêneros textuais?
Socialização
4° momento:
Levantamento dos conhecimentos prévios do grupo sobre a narrativa;
( Em grupos discutir e registrar o contexto de produção: Quem escreve, para quem escreve, por que escreve, onde circula o texto normalmente, o que não pode faltar?);
Socialização dos grupos;
Apresentação dos slides.
5º momento:
Análise de alguns textos ( em grupos analisar alguns textos e justificar de que gêneros fazem parte);
Socialização;
Em grupos : preencher o quadro: Estrutura da narrativa;
Socialização
CAFÉ
6º momento
Apresentação de slides ( contos de fadas,fábulas , mitos e lendas e causos)
7º momento
Tarefa: Ler os textos para o próximo encontro: “ Além da moral ( Jornal Letra A- Junho de 2008) e “Reescrita: um caminho para a produção autônoma de textos – Revista Avisa- lá – julho de 2008)
8º momento
Avaliação
Nenhum comentário:
Postar um comentário