sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Gêneros da narrativa"



NARRATIVA


"Se narrar é contar algo, é preciso levar em consideração que o homem sempre quis contar histórias"

A PALAVRA NARRAR VEM DO VERBO LATINO NARRARE QUE SIGNIFICA EXPOR, CONTAR , RELATAR.

ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA:

Narrador
Personagem – (quem participou);
Espaço/cenário- (onde o fato se deu);
Tempo- (quando o fato ocorreu);
Situação inicial;
Conflito/clímax
Desfecho

FÁBULA

PALAVRA LATINA QUE DERIVA DO VERBO FABULARE ð CONVERSAR, NARRAR (O QUE MOSTRA QUE A PALAVRA FÁBULA TEM SUA ORIGEM NA TRADIÇÃO ORAL)

Principais características:

Os personagens são geralmente animais com características humanas;
Busca transmitir um ensinamento, por meio da fala dos animais;
A moral de algumas fábulas acabou se tornado provérbios nas línguas do Ocidente.
Ex: Quem desdenha quer comprar
Em geral os textos são curtos, o cenário é pouco detalhado;


GRANDES AUTORES:

ESOPO

Viveu entre os séculos VII E VI antes de Cristo na Grécia;
Não deixou nada registrado;
Suas fábulas foram registradas pelo romano Fedro (15.a.c – 50. d.c.);

JEAN DE LA FONTAINE(1621-1695) França

Além de suas próprias fábulas ele reescreveu em versos franceses muitas fábulas antigas de Esopo e de Fedro;
Sua fábula mais conhecida: "A CIGARRA E A FORMIGA";


MONTEIRO LOBATO(1882-1948)

Reconta fábulas antigas de Esopo, Fedro e La Fontaine e alguns de sua autoria;
Ele coloca no final uma discussão que a fábula provoca no círculo de personagens que povoam o sítio do Pica-Pau Amarelo;
Dona Benta narra as fábulas =voz da tradição
Tia Anastácia = Sabedoria

CONTOS DE FADAS

São histórias muito antigas. Sua origem se perde no tempo;
No início de sua existência, ela eram transmitidas de boca em boca: quem ouvia uma história, memorizava-a e contava-a para outras pessoas, que faziam o mesmo ð fazem parte da tradição oral;


Os contos foram mudando ao longo dos séculos, os contadores adaptam as histórias aos diferentes públicos a que se dirigem;
Charles Perrault, francês ( 1628), publicou " Contos da mamãe gansa", "Cinderela", "Chapeuzinho Vermelho" e "Pequeno Polegar";
Século XIX ð irmão almães Jacob e William Grimm ð "Contos da criança e do lar" ð além das histórias que circulavam na França, fazem parte também: " O lobo e os 7 cabritinhos", "Joãozinho e Mariazinha", "Rapunzel", "Branca de Neve", "O pássaro dourado" e muitas outras;
Da versão original de Perrault até as versões de Walt Disney, muita coisa foi alterada ( ilustrações e trechos de histórias), mas muitos elementos permanecem , o que nos permite perceber que os mesmos contos;

Alguns desses elementos: castelos, reis, rainhas, príncipes, princesas, madrastas e feiticeiras, valentes heróis que enfrentam terríveis perigos ð indicam que essas histórias circulavam na Idade Média;
Contos de fadas ð ensinam valores como: honestidade, solidariedade, esperteza e a persistência. Além disso, alimenta a imaginação, ajudam a encarar os problemas da vida e por vezes, trazem esperança de dias melhores ð e é por tudo isso que até hoje essas histórias encantam adultos e crianças, pelo menos na fantasia, que é possível " viverem felizes para sempre!".

MITOS E LENDAS

São narrativas populares passadas de geração em geração por meio da oralidade.
Buscam explicar fenômenos da natureza e difundir crenças, costumes e valores da cultura de um povo, fortalecendo sua identidade,por meio de recursos mágicos ou fantasiosos;

Não há acordo entre os estudiosos do assunto sobre a diferença entre mitos e lendas ð para alguns, o mito narra as ações de determinada pessoa ou ser, enquanto a lenda revela as crenças de um povo; outros entendem a que as lendas são histórias sobrenaturais sem relação com a realidade, enquanto mito é uma forma de compreender a realidade, de atribuir sentido ao mundo;
Os povos indígenas preferem dizer que suas histórias não são lendas e sim mitos, pois fazem parte de seu patrimônio cultural e fortalecem sua identidade;

CAUSOS

São narrativas populares, muito antigas, de temáticas fantásticas, inusitadas, divertidas ou religiosas que pertencem à tradição oral e foram vivenciadas ou inventadas muito antes que a sociedade moderna existisse.
Os causos, além de seu valor histórico ( que une gerações de tempos diferentes) também lidam com problemas humanos universais;
Com os causos é possível:
Problematizar o conceito de "cultura";
Debater sobre a especificidade e a riqueza das culturas desprestigiadas;
Discutir a relação mídia e cultura popular, em geral, apresentada de forma estereotipada;
Fundamentar a questão das variações lingüísticas.

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