sexta-feira, 20 de março de 2009

Estudo sobre gêneros


Diretoria de Educação do Município de Cajamar I OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA:” ESTUDANDO OS GÊNEROS DO DISCURSO II”11/03/2009

De onde surgiu a idéia de gêneros?

Os PCNs de Língua Portuguesa – de ensino fundamental e médio- foram importantes para aumentar o interesse cada vez maior em relação aos gêneros no ensino de língua materna. Isso por que o lançamento dos PCN marca a eleição explicita dos paradigmas socioconstrutivista e sociointeracionista para a sugestão de referencias curriculares nacionais. A partir disso, os PCNs sugerem objetivos de ensino, conteúdos e habilidades a ser explorados. Nesse quadro, o trabalho com os gêneros na escola adquire grande importância.

O QUE SÃO GÊNEROS?

Para lidar com cada gênero textual, faz- se necessário participar das práticas de linguagem em que eles estão presentes. Por tal motivo Schneuwly e Dolz (1999, p.7) conceituam gêneros textuais como:

“formas relativamente estáveis tomadas pelos enunciados em situações habituais, entidades culturais intermediárias que permitem estabilizar os elementos formais e rituais das práticas de linguagem”

“ aprender a falar e a escrever, então, é apropriar-se de instrumentos para realizar essas práticas em situações discursivas diversas, isto é, apropriar-se de gêneros”
“ a aprendizagem da linguagem se dá, precisamente, no espaço situado entre as práticas e as atividades de linguagem” (Schneuwly e Dolz , p.75)

“Gêneros se definem, em primeiro lugar, por seu propósito comunicativo, e não por sua forma linguística” Márcia Mendonça

É necessário salientar que os gêneros SÃO entidades dinâmicas; NÃO SÃO modelos estanques nem estruturas rígidas.

Gêneros e letramento

O que é letramento?
De onde surgiu o termo letramento?
“ Os processos de letramento, com suas diversas práticas de leitura e escrita, sempre existiram na sociedades letradas. O que passou a existir recentemente foi o conceito teórico que nomeou e definiu tais processos”

“O trabalho com gêneros na escola não deve ser mera transmissão de conhecimentos construídos na área da linguística. O essencial não é classificar, definir, conceituar gêneros.O fundamental é que , se selecionem os gêneros que possam atender às necessidades de leitura e/ ou escrita, para o desenvolvimento das competências linguísticas, textuais e discursivas”.
Márcia Mendonça

“É preciso salientar que o professor é que deve conhecer o modo de funcionamento dos gêneros com que vai trabalhar, inclusive suas características textuais e discursivas, sua definição, etc.,para decidir se e como vai explorá-los . Nem tudo que é conhecimento relevante para o professor deve ser objeto de ensino na sala de aula”

Por que um currículo centrado no trabalho com gêneros?

-Diversidade textual e contextos de uso;
-Leitura como prática social
-Ensino-aprendizagem à interação



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