sexta-feira, 27 de março de 2009

Poesias

Poema ou Poesia?


SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA:
POESIA “ ARTE DE CRIAR IMAGENS, DE SUGERIR EMOÇÕES POR MEIO DE UMA LINGUAGEM EM QUE SE COMBINAM SONS RITMOS E SIGNIFICADOS”
POESIA, POÍESIS EM GREGO, SIGNIFICA CRIAÇÃO, FABRICAÇÃO, CONFECÇÃO


POEMA É DEFINIDO COMO : “OBRA EM VERSO OU NÃO EM QUE HÁ POESIA”
POEMA DO GREGO POÍEMA, SIGNIFICA “ QUE SE FAZ, OBRA , CRIAÇÃO DO ESPIRÍTO, INVENÇÃO”
Alguns recursos poéticos:

Aliteração: largamente utilizada na poesia, sendo que esta também pode ser usada em prosa, em frases curtas.
Assonância: repetição de vogais:

A ONDA
a onda
anda aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda
Manuel Bandeira

Frase: “ A mágica presença das estrelas”( Mário Quintana)


Consonância: repetição de consoantes:

“O rato roeu a roupa do rei de Roma.”

Violões que choram

“Vozes veladas,
veludosas vozes,
Volúpias dos violões,
vozes veladas,
Vagam nos velhos
vórtices velozes
Dos ventos, vivas,
vãs, vulcanizadas.”
Cruz e Souza

Metáforas: fala-se de um objeto ou de uma qualidade com palavras que se referem a outros objetos ou qualidades, mas podem ser tomadas emprestadas para fazer comparações:

Rua Pura
“A rua era pura...
Desprovida de calçadas e guias
Vestida de pedras duras,
Tão inteira e comprida (...)”
Profª Patrícia Biano (2008)


Onomatopéias: figura de linguagem que imita o som:

Cajamar, piuí, tic,tac
“Em Cajamar
Tinha um trem
Que fazia piuí, tic, tac
E levava as pessoas
Para vários lugares.”
Fase IV – profª Paula – EMEB Elaine(2007


Haikai: origem japonesa, surgida no séc. XVI. Geralmente o tema é natureza ou as estações do ano.

Primeiro frio do ano
Fui feliz
Se não me engano
Paulo Leminski
Acróstico

Composição: Roberto Carlos

M ais que a minha própria vida
A lém do que eu sonhei pra mim
R aio de luz
I nspiração
A mor você é assim

R ima dos versos que eu canto
I menso amor que eu falo tanto
T udo pra mim
A mo você assim

M eu coração
E ternamente
U m dia eu te entreguei

A mo você
M ais do que tudo eu sei
O sol
R aiou pra mim quando eu te encontrei


Soneto: formado por 14 versos, podendo ser: 2 quartetos e 2 tercetos,3 quartetos e 1 dístico ou 1 estrofe com 14 versos


Soneto

Luís de Camões
Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
ligeiro, ingrato, vão, desconhecido,
Sem falta lhe terá bem merecido
Que lhe seja cruel ou rigoroso.

Amor é brando, é doce e é piedoso;
Quem o contrário diz não seja crido:
Seja por cego e apaixonado tido,
E aos homens e inda aos deuses odioso.

Se males faz Amor, em mi se vêem;
Em mim mostrando todo o seu rigor,
Ao mundo quis mostrar quanto podia.


Mas todas suas iras são de amor;
Todos estes seus males são um bem,
Que eu por todo outro bem não trocaria.



Quadra: 4 versos, sendo que o 2º rima com o 4º verso

Gato Preto

“Aqui tem casa de pedra,
Lugares secretos e trem,
Perto do antigo forno tem o vagão
Que enferrujado não vai, nem vem.”
Fase VI – profª Thalita – EMEB Gato Preto (2007)

Nenhum comentário: