sexta-feira, 27 de março de 2009

PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOCIALIZADAS PELO O GRUPO PARA OS GÊNEROS POESIA E PARÓDIA


PÚBLICO: 3ª série - poesia
TEMA: “Cajamar Cinquentão”
DURAÇÃO: 3 meses
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem
EXPECTATIVA: curto e médio

Reconhecer a estrutura e características do gênero; visualizar e sensibilizar; planejar, produzir e revisar; reproduzir;

ETAPAS: O QUÊ?
- Levantamento do conhecimento do gênero;
- Escrita de poemas conhecidos;
- Apresentação de modelos;
- Leituras compartilhadas de poemas;
- Exploração das características;
- Produção coletiva; ( tema do concurso)
- Produção individual;
- Revisão.

PÚBLICO: 4ª série – poesia

- Levantamento dos conhecimentos prévios;
- Produção de poemas, para futura comparação;
- Leitura de vários tipos de poemas, focando suas características;
- Apresentar a coletânea Cajamar em verso e prosa que retratem bons exemplos der produções par ampliação do repertório;
- No planejamento focar o que será retratado como, para quem, o que não poderá faltar e onde irá circular;
- Produção coletiva;
- Dupla/ grupos;
- Individual;
- Revisão coletiva;
- Revisão em dupla;
- Uso da informática para digitação e revisão final;

PÚBLICO: 7ª e 8ª – paródia
- Levantamento dos conhecimentos prévios;
- Freqüentar o gênero;
- Sistematização ( quadro – síntese)
- Músicas, poemas – pensando no ritmo, rimas ( elementos estéticos);
- Conhecimentos sobre o tema ( banco de dados);
- Produção coletiva;
- Produção individual e seleção;

Nenhum comentário: