sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Gêneros instrucionais"


GÊNEROS INSTRUCIONAIS

Quais são os gêneros instrucionais?

Regras das brincadeiras e jogos;
Receitas;
Regulamentos;
Leis;
Regras de convivência da escola(combinados);
Normas;
Manual;
Bulas;
Sinais de trânsito.

Todos os gêneros textuais que vimos anunciando como instrucionais atendem a característica do tipo injuntivo.

[...] diz respeito àquele tipo de texto que se caracteriza por organizar informações e instruções ou ordens com a finalidade de orientar determinado comportamento do interlocutor.Também chamado de instrucional, esse tipo de texto se manifesta, por exemplo, nos gêneros regras de jogo, receitas culinárias, regulamentos, instruções de uso de máquinas, entre outros. (Val e Barros , 2003, p.135-136)

Em síntese....
" São aqueles cuja função é regular ou indicar formas de agir.Eles descrevem etapas que devem ser seguidas para que se consiga fazer algo, como: preparar um bolo, instalar uma geladeira, ao brincar ou evitar acidentes de trabalho"

Principais características


-Frases curtas;
-Verbos de ação no infinitivo,imperativo ou presente do indicativo;
-Muitos advérbios;("corte bem", "misture levemente")
-Compartilham função apelativa;


RECEITA
HOT DOG


Ingredientes
Salsichas para cachorro quente
Fatias de queijo tipo mussarela
Pão para cachorro- quente
Maionese
Ketchup
mostarda


Modo de fazer :

Com cuidado, faça um corte nas salsichas no sentido do comprimento, mas sem separá-las. Enrole as fatias de mussarela uma a uma, e coloque um rolinho dentro de cada salsicha.
Em seguida, arrume-as numa travessa e leve ao forno até o ponto de cozimento das salsichas. Passe maionese dentro do pão.Quando as salsichas estiverem prontas, coloque-as dentro do pão. Para finalizar, ketchup e mostarda a gosto.


-Geralmente, os ingredientes de uma receita são acompanhados de suas quantidades(por peso, volumes, unidades, e quantidades indicadas por utensílios);
-Certos conhecimentos prévios e expectativas sobre o que deve ou não ser dito ajudam o leitor ouvinte a entender as orientações dadas nesses textos, assim, não se espera por exemplo, encontrar explicações sobre os motivos para bater as claras em neve. Também não é esperado que se diga o que é "clara em neve", "levar ao fogo em banho maria";


AMARELINHA


Tirem a sorte pra saber quem vai começar. De frente para o desenho, o escolhido joga a pedra na casa número 1. Seguindo a ordem dos números, ele vai pulando casa por casa num pé só. É permitido colocar os dois pés no chão apenas quando houver uma casa ao lado da outra. Essa regra não vale para a Amarelinha em caracol, que tem que ser pulada sempre num pé só.
Chegando no céu, o jogador coloca os dois pés no chão e volta pulando da mesma forma. Ao alcançar a casa número 2, tem que pegar a pedra sem perder o equilíbrio e pular para fora do desenho.
Ele continua fazendo o mesmo com as outras casas, também seguindo a ordem dos números.
Perde a vez quem:
1 - pisar na casa onde estiver a pedrinha ou nas linhas do jogo;2 - deixar cair a pedra na casa errada;3 - não conseguir pegar a pedra. Quando ganhar a vez novamente, o jogador recomeça de onde parou.
Quem conseguir passar por todas as casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela. Se a pedra cair fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir mais casas.


BULA


COMPOSIÇÃO;
INFORMAÇÕES AO PACIENTE;
INFORMAÇÕES TÉCNICAS;
CARACTERÍSTICAS;
INDICAÇÕES;
CONTRA INDICAÇÃO;
EFEITOS COLATERAIS ;

POSOLOGIA;
AÇÃO DO MEDICAMENTO;
MARCA E ENDEREÇO DO FABRICANTE;

Instruções


Para algumas instruções é necessário o uso do desenho pra maior compreensão. Ex: dobradura;


Qual é o papel da escola?


Desde cedo estamos inseridos em situações em que os textos instrucionais circulam;


As crianças aprendem:


-Organizar sequencialmente as informações;
-Aprendem a distinguir o que é essencial e merece ser dito;
-Flexionar o verbo no modo imperativo e infinitivo;
-Usar os articuladores textuais;
-Estruturar sintaticamente as frases;
-Certas especificidades. Ex: numa receita o item "rendimento" faz sentido; o mesmo não seria adequado num manual de eletrodoméstico;
-Aprende a elaborar inferências nos casos em que as informações não estão explicitamente colocadas no texto;

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! A oficina foi ótima!

Rodrigo